Amêndoa

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A amêndoa é um alimento que pode ser consumido como aperitivo, como acompanhamento, como alimento a incluir em lanches ou nas merendas escolares e até como sobremesa. Dois punhados de amêndoas com pele e com aproximadamente 28 g fornecem para um adulto:

  • 14 % das necessidades diárias de fibra alimentar, que é uma substância essencial ao bom funcionamento dos intestinos, à prevenção de determinados tipos de cancro e à regulação do colesterol.
  • Quantidades apreciáveis de ácidos gordos polinsaturados, que parecem ter um papel protector na doença cardiovascular.
  • 37 % da Vit. E necessária diariamente, a qual é um potente anti-oxidante e protector da célula contra agressões externas.
  • Diversos minerais em quantidades apreciáveis tais como Magnésio (19%), Ferro (6%), Cálcio (7%), Fósforo (14%) tendo em conta as necessidades diárias de um adulto.

Esta riqueza mineral e vitamínica, ainda por cima sem colesterol e sal, tornam a amêndoa um alimento interessante para ser consumido regularmente ao longo da semana e integrado numa alimentação saudável. A adição de amêndoa a bolos, sobremesas doces ou outros produtos com açúcares simples permite reduzir a velocidade da absorção dos açúcares e os picos de glicemia associada.

Contudo não há bela sem senão. A amêndoa possui uma valor calórico moderado e o seu consumo não deve ser exagerado, em particular por pessoas sedentárias. De resto, bom apetite e aproveite toda a riqueza nutricional deste alimento ao longo do ano com vantagens evidentes para a sua saúde.

É especialmente rico em:
Estação do alimento:

Os alimentos devem ser consumidos na devida estação do ano, pois esses são os alimentos que nos dão aquilo que precisamos

  • Jan
  • Fev
  • Mar
  • Abr
  • Mai
  • Jun
  • Jul
  • Ago
  • Set
  • Out
  • Nov
  • Dez
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