Melancia

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A melancia é praticamente água (94% aproximadamente) é uma excelente fonte de hidratação em pleno verão. Água pura, não contaminada e ainda por cima pouco calórica e rica em vitaminas e minerais. Cada taça de melancia, cortada aos bocados com um peso aproximadamente de 154g fornece pouco mais de 46 calorias. Este valor pode variar ligeiramente nas quase 300 variedades de melancia existentes.

Uma taça de melancia fornece, também, 21% da quantidade de Vit. C recomendada diariamente para um adulto, 18% da Vit. A e diversas outras vitaminas e minerais, sendo de sublinhar a presença de potássio. Fornece ainda 173 mg de potássio, cerca de 5% das recomendações diárias. De referir a importância do potássio, presente também em outros frutos, como um mineral essencial na regulação da pressão arterial e consequentemente na manutenção da saúde cardiovascular.

A quantidade de licopenos presentes na melancia ultrapassa, inclusive, a quantidade presente no tomate. Os licopenos em conjunto com os carotenoides e vitamina C presentes na melancia são importantes agentes na proteção celular estando relacionados com a redução do risco de certos tipos de cancro, quando associados a uma alimentação equilibrada.

Para beneficiar ao máximo das suas propriedades nutricionais prefira sempre produtos da época.

Composição NutricionalPor 1 taça (154g)%DDR (adultos)
Energia (kcal)462%
Lípidos (g)00%
Dos quais ácidos gordos saturados (g)00%
Hidratos de carbono (g)11,64%
Dos quais açúcares (g)9,5-
Fibra (g)0,62%
Proteínas (g)0,92%
Vitamina C (mg)12,521%
Vitamina A (µg)018%
Potássio (mg)1735%
Magnésio (mg)15,44%
É especialmente rico em:
Estação do alimento:

Os alimentos devem ser consumidos na devida estação do ano, pois esses são os alimentos que nos dão aquilo que precisamos

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