Nêspera

Partilhar

A nêspera é uma excelente fonte de vitamina A, pelo que 5 ou 6 nêsperas pequenas (190g) fornecem a quantidade diária recomendada desta vitamina, responsável pela boa saúde das mucosas e pele. É, também, rica em compostos flavonóides com propriedades antioxidantes como o ácido hidroxibenzóico ou as epicatequinas que são protetores naturais das células. Estas propriedades nutricionais são particularmente importantes no Verão quando a pele é mais agredida pelo sol.

Uma porção de nêsperas fornece ainda uma quantidade apreciável de potássio (494 mg – 25% da Dose Diária Recomendada), pectinas, que são importantes reguladores do colesterol e apresenta um baixo valor energético (5 ou 6 nêsperas pequenas têm apenas 89 kcal).

Cerca de 86% da sua composição é água, o que a torna numa fruta hidratante e de consumo ideal em dias de maior calor.

Composição nutricionalPor 190g (5 ou 6 nêsperas)DDR%
Energia (kcal) 894%
Lípidos (g)00%
Dos quais saturados (g)00%
Hidratos de carbono (g)238,80%
Dos quais açúcares (g)----
Fibra (g)3,815%
Proteinas (g)1,33%
Sal (g)0,00470,08%
Vitamina A (µg)870109%
Potássio (mg)49425%
Fonte: Nutritiondata
É especialmente rico em:
Estação do alimento:

Os alimentos devem ser consumidos na devida estação do ano, pois esses são os alimentos que nos dão aquilo que precisamos

  • Jan
  • Fev
  • Mar
  • Abr
  • Mai
  • Jun
  • Jul
  • Ago
  • Set
  • Out
  • Nov
  • Dez
Sabia que...

O consumo de água é importante no Natal

Os períodos festivos estão geralmente associados a mais comida e ingestão excessiva de energia. Muitas das calorias a mais provêm do consumo de álcool e refrigerantes. O consumo de água e uma adequada hidratação às refeições nesta altura do ano é muito importante. Saiba mais aqui. 

Ler mais
Topo