Romã

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A romã é uma fruta característica do início do Outono com grande simbolismo. Pensa-se que terá tido origem na região do Irão, antiga Pérsia ou norte da índia, acabando por se difundir pela região do mediterrâneo.

A época da romã inicia-se no final de Setembro e vai até inícios de Dezembro, pelo que estes serão os melhores meses para consumir esta fruta. Em Portugal, a região do Algarve é aquela que concentra a maior produção.

Em termos nutricionais a romã é um fruto muito interessante. Apresenta uma enorme concentração de substâncias com propriedades antioxidantes, sendo rica em polifenóis (antocianinas e taninos), com um potencial antioxidante quase três vezes superior ao vinho tinto e chá verde. Estes compostos são importantes na proteção das células e podem ter papel importante na saúde cardiovascular e na prevenção de alguns tipos de cancro. A romã apresenta baixo valor energético, cerca de 50 kcal por 100g de parte edível de romã, sendo ainda fonte de fibra e rica em vitaminas e minerais, nomeadamente, carotenos, vitamina C, potássio e ferro.

A romã pode ser consumida de diversas formas, em sumo, ao natural, pode ser utilizada em sobremesas, como ornamento de vários pratos. Muitas vezes a principal razão para o baixo consumo reside na sua preparação que pode ser um pouco complicada. No entanto, existem algumas técnicas que podem facilitar o processo.

Composição nutricional Por 100gDDR%
Energia (kcal)50kcal2%
Lípidos (g)0,40,50%
Dos quais ácidos gordos saturados (g)0,1---
Hidratos de Carbono (g)125%
Dos quais açúcares (g)1213%
Fibra (g)3,414%
Proteínas (g)0,40,80%
Sal (g)00%
Vitamina C (mg)1316%
Potássio (mg)24012%
Ferro (mg)0,64%
É especialmente rico em:
Estação do alimento:

Os alimentos devem ser consumidos na devida estação do ano, pois esses são os alimentos que nos dão aquilo que precisamos

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