Nutriente | Vitamina C

A vitamina C, também conhecido como ácido ascórbico, é uma vitamina solúvel em água. Os seres humanos, ao contrário da maioria dos animais, são incapazes de sintetizar a vitamina C de forma endógena, sendo um componente essencial na dieta.

Esta vitamina é necessária na biossíntese de colagénio (componente essencial do tecido conjuntivo que desempenha um papel vital na cicatrização de feridas), L-carnitina, certos neurotransmissores, estando também envolvida no metabolismo das proteínas.

A vitamina C é também um antioxidante fisiológico importante, tendo-se verificado que intervém na regeneração de outros antioxidantes, incluindo o α- tocoferol (vitamina E). Através da sua ação antioxidante, pode ajudar a prevenir ou retardar o desenvolvimento de certos tipos de cancro, doenças cardiovasculares e outras doenças em que o stress oxidativo desempenha um papel causal.

Por fim, desempenha, também, um papel importante na função imunológica e melhora a absorção do ferro, principalmente a forma de ferro presente em alimentos de origem vegetal (ferro não hémico).
É importante salientar que os indivíduos fumadores apresentam um maior risco de apresentar níveis séricos de vitamina C reduzidos.

A doença associada à insuficiência nos níveis séricos de vitamina C denomina-se “Escorbuto”, sendo caraterizada pela presença de fadiga, fraqueza generalizada do tecido conjuntivo e fragilidade capilar.

Partilhar
Topo