Prática de atividade física

Antes de iniciar a prática de atividade física é fundamental fazer um bom aquecimento cardiovascular, articular e muscular.
Para uma adequada prática de atividade física é essencial incluir exercícios de aquecimento, de flexibilidade/alongamentos, fazer o arrefecimento e uma progressão gradual na intensidade e na duração do exercício físico.
Antes de fazer qualquer atividade física é fundamental fazer um bom aquecimento cardiovascular, articular e muscular.
Preparar o corpo para o exercício é a melhor forma de prevenir lesões, o surgimento de cansaço rápido ou mesmo outro tipo de problemas mais graves.
Os exercícios de flexibilidade/alongamentos preparam as articulações e os músculos para a atividade física. Idealmente devem ser feitos antes e após a atividade física.
Não deve terminar a atividade física de forma abrupta, em especial se for vigorosa. É necessário ir abrandando progressivamente até terminar. Por exemplo se estiver a correr rapidamente não deve parar de repente, mas, sim, diminuir a velocidade até parar.
Se nunca fez atividade física ou já não faz há muito tempo, comece de forma moderada e vá aumentado a intensidade muito lenta e progressivamente, para o corpo se ir adaptando.

Partilhar
Topo