Produção Nacional | Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha

A variedade Rocha, Pyrus communis L., é uma Pera de cor amarela a verde clara, de sabor extremamente agradável, polpa branca, firme, açucarada, sumarenta e com excelente poder de conservação.
Descrição do produto e características próprias

Em Portugal são produzidas, em média, 200.000 toneladas de Pera Rocha, tornando-a no produto hortofrutícola português mais exportado.

Esta variedade de Pera apresenta como características próprias uma cor amarela a verde clara, um formato piriforme e tamanho médio de 55-65 mm, com epiderme fina e lisa, e com carepa típica à volta do pedúnculo. É detentora de um sabor extremamente agradável, polpa branca, firme, açucarada, sumarenta e possui um excelente poder de conservação.

A pera Rocha é um fruto bastante nutritivo, rico em vitaminas, antioxidantes e fibras (presentes na casca). Esta pode ser consumida em fresco, mais verde (crocante) ou mais madura (fundente). Quando fundente, terá de ser comida à mesa com garfo e faca. Pode também ser consumida após processamento, em calda ou cozida. É excelente para comer como sobremesa ou entre refeições.

É um fruto produzido com um rigor bastante elevado, em regimes de produção integrada, e com medidas de proteção sustentável do ambiente. De sublinhar que a pera rocha é detentora de Denominação de Origem Protegida, certificação que garante as características peculiares e únicas de produção e qualidade de um produto produzido num local delimitado e segundo os saberes das suas gentes.

Local de cultivo/produção

A área de produção da Pera Rocha do Oeste abrange os concelhos de Sinta, de onde é originária, Cadaval, Bombarral, Torres Vedras, Caldas da Rainha, Alcobaça, Lourinhã, Óbidos e Mafra. No entanto, é nos concelhos do Oeste que se concentra a maior produção de Pera Rocha, de onde se destaca o Cadaval, com uma área de cultivo de 2.073 hectares seguida do concelho do Bombarral com uma área de 1.934 hectares.

História

Terá sido em 1836 que pela primeira vez se identificou esta variedade característica de pera. António Pedro Rocha, negociante de cavalos e trens, descobre na sua propriedade da Ribeira de Sintra uma variedade de pereira invulgar: de calibre médio, com a sua carepa distintiva sobre uma superfície lisa e lustrosa, a notável pera apresentava uma textura granulosa e macia e um sabor sempre doce, quer fosse consumida no seu estado mais maduro, quer ainda de polpa crocante. Muito resistente ao manuseio, apesar de exigir condições de crescimento muito particulares, surpreendeu a vitalidade dos enxertos que, da mão de António Pedro Rocha se foram espalhando até aos limites de um nicho ecológico cujas fronteiras irão coincidir com a região Oeste.

Contactos

Estrada Municipal 612, km 4, Sobrena

2550-458 Peral Cadaval

Cont. nº +351 262 691 205

+351 916 781 011

anp@perarocha.pt

Partilhar
Topo