Alimentação Saudável

A prática de uma alimentação saudável supõe que esta deva ser completa, variada e equilibrada, proporcionando energia adequada e bem-estar físico ao longo do dia. Além disso, a sua prática está associada à prevenção de doenças crónicas.

Todos os dias, somos seriamente confrontados com a necessidade de realizar escolhas alimentares em situações como a visita ao nosso restaurante favorito ou a ida ao supermercado. Nessas alturas é necessário fazer escolhas alimentares conscientes baseadas nos princípios de uma alimentação saudável.

Uma alimentação salutar apresenta variados benefícios, como fornecer a energia e nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo, ajudar à manutenção do nosso estado de saúde físico e mental, contribuir para o adequado crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes, entre outros.

Nas últimas décadas, a informação disponível parece indicar um consumo crescente de produtos de origem animal (nomeadamente carne e gordura) e da ingestão energética, com consequente aumento da proporção das doenças crónicas (obesidade, diabetes, doença cardiovascular, entre outras.). Assim, torna-se urgente alterar os padrões alimentares atuais, sendo que o principal objetivo deste espaço consiste na divulgação de recomendações/orientações que permitam fornecer ao leitor as bases necessárias para a implementação de uma alimentação saudável.

Partilhar
Topo