Diabetes

A Diabetes Mellitus é uma doença que pode surgir tanto na infância como na adolescência ou idade adulta. Apesar dos esforços que se têm vindo a reunir para combater esta doença, a prevalência tem vindo a aumentar e Portugal não é exceção.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, a Diabetes Mellitus é uma doença crónica que ocorre quando o pâncreas não produz insulina (hormona reguladora de açúcar no sangue) suficiente, ou quando o corpo não pode utilizar eficazmente a insulina que produz. O que se traduz num aumento de glicose (açúcar) no sangue (hiperglicemia), que a longo prazo pode provocar diversas complicações no organismo.

Existem diversos tipos de diabetes, sendo os mais comuns, Diabetes Tipo 1, Diabetes Tipo 2 e Diabetes Gestacional.

No mundo, 347 milhões de pessoas têm diabetes e estima-se que em 2030 seja a sétima causa de morte. Em Portugal, em 2012, 12,9% da população entre os 20 e os 79 anos tinha diabetes, sendo que apenas 7,3% estava diagnosticada.

Relativamente à Diabetes tipo 2, esta é a mais frequente, e está associada a estilos de vida menos saudáveis, nomeadamente, a uma alimentação desequilibrada e de elevado valor energético, ao sedentarismo e ao excesso de peso corporal. A prevenção desta doença requer a adoção de estilos de vida saudáveis, como a realização de uma alimentação variada, equilibrada e completa; a prática de atividade física regular e o controlo do peso.

Partilhar
Topo