EEA Grants

Os EEA grants consistem num mecanismo financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA) que suportam iniciativas e projetos com o objetivo  reduzir as disparidades económicas e sociais e reforçar as relações bilaterais entre os Estados Doadores e os Estados Beneficiários.

Entre as diferentes iniciativas, o Ministério da Saúde Português, através da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) em colaboração com o INSA e DGS promoveram a AP13 – Iniciativas de Saúde Pública –  tendo como parceiro do programa por parte dos Estados Doadores o Instituto Norueguês de Saúde Pública (FHI).

O programa centra-se  nas questões de saúde pública do Plano Nacional de Saúde dando particular importância às desigualdades na saúde, à igualdade no acesso aos cuidados de saúde, à melhoria dos sistemas de saúde e ao desenvolvimento de políticas promotoras da saúde.

Na área da nutrição e dos sistemas de informação relacionados com a questão das desigualdades e do conhecimento sobre estes temas, trata-se do mais ambicioso financiamento na área nas últimas décadas, superando os 3 milhões de Euros. Uma oportunidade única para desenvolver e dar robustez a grupos de investigação e interesse numa área bastante esquecida dos programas de financiamento tradicionais.
Por exemplo, permitirá realizar o 2º Inquérito Alimentar Nacional, sendo que o anterior datava de 1980. Sem estes dados era muito difícil instituírem-se políticas ou estratégias alimentares com uma visão global. Este financiamento permitirá também  um melhor conhecimento da desnutrição dos idosos em Portugal, informação até agora muito incipiente e decisiva para a qualidade de vida de milhões de portugueses..

Projetos financiados na área da Nutrição:  

Projetos de sistemas de informação na área da Nutrição: 

Partilhar
Topo