Os primeiros 1000 dias

Os primeiros mil dias de vida são cruciais para o desenvolvimento saudável do ser humano. Este espaço destina-se à apresentação de estudos/projetos desenvolvidos nesta faixa etária.

EPACI

Estudo do Padrão Alimentar e de Crescimento Infantil: EPACI Portugal 2012

O EPACI é um estudo representativo nacional para avaliar o padrão alimentar e crescimento infantil que decorreu entre maio de 2012 e julho de 2013, tendo sido realizado em unidades de Saúde Familiar/Centros de Saúde/Extensões por profissionais treinados.
Trata-se de um estudo misto, suportando-se os resultados:

  1. Na recolha retrospetiva dos dados até 12 meses e/ou até à data de avaliação (informação por inquérito aos cuidadores acerca dos hábitos alimentares e recolha da informação do Boletim de Saúde Infantil e Juvenil sobre o padrão de crescimento)
  2. Na avaliação transversal do estado de nutrição (12-36 meses);
  3. Na quantificação da ingesta alimentar (registo de 3 dias) à data da avaliação (12-36 meses).

Os principais objetivos deste estudo foram avaliar o perfil socioeconómico e cultural do agregado familiar, averiguar o estado nutricional ao nascimento e o padrão do crescimento dos 0 aos 36 meses e, avaliar a alimentação no 1º ano de vida e comportamento e suprimento nos 2º e 3º anos.

Ainda no âmbito deste estudo, foram elaboradas recomendações e propostas de intervenção em Saúde Pública para o grupo etário em questão.

EPACI 2013

 

Partilhar
Topo