Partilhar

O cálcio é um dos minerais que o nosso organismo mais necessita, sendo que a sua maioria está localizada nos ossos e dentes.

A grande função deste mineral está relacionada com a massa óssea, isto é, formação de ossos e dentes, sendo também essencial para a coagulação sanguínea, contração muscular e trasmissão de impulsos nervosos.

Importante referir um adequado aporte de vitamina D, de modo a que este mineral seja absorvido e utilizado pelo organismo.

O cálcio é essencial em todas as idades e períodos de vida. Contudo, as necessidades variam, ajustando-se ao período de crescimento do organismo. Assim, a infância é o período onde as necessidades são maiores. Estas vão decrescendo até à idade adulta. Quando o aporte de cálcio é inferior às reais necessidades do indivíduo, o osso vai tornando-se mais frágil, havendo maior probabilidade de ocorrer fraturas ósseas.

A dose diária recomendada de cálcio para um adulto é, em média, 1000mg.

Apesar de os produtos láteos serem os grandes fornecedores deste mineral, outros alimentos também o contêm. Passamos a enumerar alguns: vegetais de folhas verde-escuras (por exemplo: brócolos, agrião, espinafres, couve portuguesa), frutos secos (por exemplo: figos), produtos à base de soja enriquecidos com cálcio e leguminosas.

Não esquecer que o cálcio presente no leite e seus derivados é o mais facilmente absorvível pelo organismo, ou seja, tem elevada biodisponibilidade, quando comparado ao cálcio presente noutros produtos, como por exemplo, os vegetais de folha verde-escuras.

Alimentos com Cálcio...

Leite
Topo