Partilhar

O Iodo é um oligoelemento que é essencial para a síntese das hormonas tiroideias e para o correto funcionamento da tiroide. Estas hormonas são responsáveis por regularem o metabolismo celular, nomeadamente o metabolismo basal, temperatura corporal, crescimento e desenvolvimento de órgãos. Deste modo, este mineral é de extrema importância durante a pré-conceção, gravidez e amamentação para que haja um bom desenvolvimento do bebé.

As melhores fontes incluem algas, marisco, lacticínios e seus derivado, cereais e ovos. Contudo, os produtos animais especialmente o leite varia muito de acordo com o tipo de alimentação que o animal é sujeito. As frutas e vegetais também contêm iodo, porém depende da quantidade de iodo presente nos solos e o tipo de fertilização usada.

Uma boa maneira de ingerir iodo é substituir o sal comum por sal iodado.

A deficiência em iodo tem múltiplos efeitos adversos no crescimento e desenvolvimento e é a causa mais comum de retardamento mental. Défices neste mineral durante a gravidez provocam efeitos irreversíveis no feto e ao longo da vida caso se agravem estes défices pode desenvolver-se bócio.

Topo