Partilhar

O licopeno é um pigmento lipossolúvel responsável por fornecer uma cor vermelha. Este caroteno é conhecido pelas suas propriedades biológicas e físico-químicas, especialmente relacionadas com o seu papel antioxidante.

Devido ao caráter lipossolúvel do licopeno, sempre que consumido com gordura, verifica-se uma maior absorção.

O organismo utiliza alguns tipos de carotenos para produzir vitamina A, no entanto, o licopeno não corresponde a esse tipo. Este fato não o impede de exercer uma atividade antioxidante de relevo que consubstancia o efeito cardioprotetor com a redução não só dos níveis de colesterol total e colesterol LDL, sendo igualmente eficaz na diminuição dos níveis de homocisteína e pressão arterial.

A sua forte ação antioxidante torna-se igualmente importante na proteção do nosso ADN, na eliminação de radicais livres resultantes do stress oxidativo e na indução da apoptose (morte) de células cancerígenas, sendo-lhe atribuído um evidente papel protetor particularmente no cancro da próstata.

Em suma, é necessário ter em consideração que os efeitos do licopeno podem diferir de pessoa para pessoa, devido a fatores como o teor de gordura na dieta, o uso de probióticos (presentes, por exemplo, nos iogurtes, que dificultam a absorção de licopeno), diferenças genéticas no metabolismo, a sinergia que pode ocorrer entre dois componentes e que potencia a capacidade antioxidante, entre outros.

Alimentos com Licopeno...

Melancia
Tomate

Receitas com Licopeno...

Topo