Partilhar

O Magnésio é um mineral abundante no nosso organismo e está presente em diversos alimentos, podendo também encontrar-se sob a forma de suplementos alimentares.

O Magnésio é um cofactor de mais de 300 enzimas que por sua vez regulam diversas reações químicas no organismo, incluindo a síntese proteica, função muscular e neural, controlo glicémico e pressão arterial.

Para além disso, o magnésio é ainda necessário para a produção de energia, fosforilação oxidativa e glicólise. Contribui para o desenvolvimento ósseo e para a síntese de ADN, ARN.

A nível alimentar o magnésio está amplamente distribuído em diversos alimentos como, sementes, nozes, leguminosas, vegetais de folha verde escura, cereais pouco refinados e leite.

Apesar de a deficiência de magnésio ser rara, os primeiros sintomas incluem a perda de apetite, náuseas, vómitos e fraqueza. Contudo, quando a deficiência deste mineral é grave começam a surgir tremores, espasmos musculares, alterações de personalidade e pode originar hipocalcemia ou hipocalemia.

Topo