Partilhar

A vitamina K é uma vitamina lipossolúvel que está presente em alguns alimentos e em suplementos alimentares. Esta vitamina existe sob a forma de uma família de diferentes compostos que têm uma estrutura química comum.

Esses compostos incluem a filoquinona (vitamina K1) que está presente principalmente em vegetais de folha verde e é a principal forma desta vitamina. A menaquinona (vitamina k2) é originada predominantemente através das bactérias no intestino humano e pode ser encontrado em produtos de origem animal e produtos fermentados.

É uma vitamina que tem como função regular os processos de coagulação do sangue e de síntese de algumas proteínas importantes para o metabolismo ósseo e outros processos fisiológicos.

Relativamente às fontes alimentares existe especialmente em vegetais de folhas verde (espinafre, repolho, brócolos), óleos vegetais, e algumas frutas.

A carência de Vitamina K é rara, contudo está normalmente associada a problemas de mal absorção ou destruição da flora intestinal, sendo a hemorragia o principal sintoma de carência da mesma.

Topo