Partilhar

O zinco é um mineral que está envolvido no metabolismo celular e é necessário para a atividade de diversas enzimas. Tem um papel importante a nível do sistema imunitário, síntese proteica, cicatrização, síntese de ADN e divisão celular. Assim o zinco é bastante importante para o normal crescimento e desenvolvimento durante a gravidez, infância e adolescência. É necessário que haja um consumo diário deste mineral uma vez que o nosso corpo não o armazena.

O zinco pode encontrar-se amplamente em alimentos de origem animal e vegetal, embora a absorção de zinco proveniente de alimentos de origem vegetal seja inferior.

As fontes alimentares com maior teor em zinco são as ostras, carne vermelha, carne de aves, feijão, nozes e grãos integrais. Os cereais de pequeno-almoço e o leite e seus derivados também se podem considerar boas fontes uma vez que se encontram fortificados

Os défices em zinco podem surgir devido a uma alimentação pouco equilibrada e variada e geralmente rica em cereais refinados e pães não fermentados que contêm fibra e fitato quelando o zinco e impedindo a sua absorção.Os sintomas incluem crescimento retardado, perda de apetite e de função imunitária e em casos de deficiência mais severa alopecia, diarreia e diversas lesões cutâneas.

Topo