Normas e orientações técnicas | Avaliação Antropométrica no Adulto

A avaliação antropométrica é fundamental para o diagnóstico nutricional individual e coletivo, quer a nível epidemiológico, quer a nível da prática clínica.

A Orientação emitida pela Direção-Geral da Saúde em 5 de Dezembro de 2013 (Orientação nº 017/2013) vem definir “Procedimentos Antropométricos na Pessoa Adulta” dirigida para Profissionais de Saúde do Sistema Nacional de Saúde. Esta orientação surge como referência para a padronização e uniformização dos procedimentos, garantindo a fiabilidade e rigor das medidas.

A avaliação antropométrica é fundamental para o diagnóstico e caracterização nutricional do indivíduo, sendo essencial a padronização e uniformização dos procedimentos e medidas a efetuar. Este método é considerado de fácil utilização, indolor e de baixo custo. Na presente Orientação são definidos procedimentos relativamente à medição da estatura, peso e perímetro da cintura; medidas operacionais de acordo com o preconizado pela Organização Mundial de Saúde; fundamentação; apoio científico e valores de referência incluidos em anexo.

Partilhar
Documentos
Topo