“Passe – Programa Alimentação Saudável em Saúde Escolar”

Partilhar

O PASSEPrograma de Alimentação Saudável em Saúde Escolar é um programa da Administração Regional de Saúde, I.P., em parceria com a Direcção Regional de Educação do Norte. A criação e a gestão deste programa de promoção de alimentação saudável são do PASSE Regional do Departamento de Saúde Pública da ARS Norte, I.P., o qual realiza formação às equipas PASSE locais. São estas equipas PASSE que, em conjunto com os Agrupamentos de Escolas, desenvolvem e implementam o Programa.

O PASSE pretende promover comportamentos alimentares saudáveis e contribuir para que exista um ambiente promotor da saúde, em especial no que se refere à alimentação. Trabalha ainda outros determinantes da saúde, como a saúde mental, actividade física e saúde oral.

O PASSE integra-se naturalmente na comunidade, de modo a contribuir para um ambiente promotor da saúde. Além da presença nos media, foram concebidos livros ilustrados, videojogos para diferentes faixas etárias, este website dedicado a crianças, jovens e adultos, e material destinado a eventos lúdicos, estando planeadas outras actividades e materiais.

O serviço de alimentação escolar é também um dos alvos do PASSE, contribuindo para que a oferta alimentar esteja de acordo com as recomendações nutricionais.

O PASSE abrange toda a comunidade educativa de todos os níveis de ensino e elementos-chave da comunidade extra-educativa. Os amigos, a família e as estruturas à volta da escola ajudam, em conjunto, a criar ambientes promotores da saúde. Se, todos juntos, quisermos passar a ideia de que comer bem dá prazer e saúde, todos os parceiros são necessários, desde as autarquias ao comércio, empresas de transporte, clubes, empresas na área da alimentação, entre muitos outros. O PASSE também se dirige a estes parceiros comunitários.

Todos podem ter um papel activo no PASSE, sejam elementos da comunidade educativa (alunos, professores, encarregados de educação, manipuladores de alimentos, entre outros) ou extra-educativa (autarquias, comércio, clubes, IPSS, ONG, associações, entre outros). 

Um projeto de:

Administração Regional de Saúde, I.P., em parceria com a Direcção Regional de Educação do Norte.

Tópicos:

Região

Site Oficial
Topo