Arroz de marisco

  • Tempo:
    40 minutos
  • Número de pessoas:
    4 pessoas
  • Dificuldade

Orientações

Comece por ferver as cascas de camarão em água. Reserve a água da cozedura e utilize como caldo aromático para a restante receita.

Coloque numa panela a cebola, o alho, o pimento e o tomate e adicione o caldo aromático, o vinho branco, juntamente com a pimenta, o manjericão, a malagueta e a raspa e sumo de limão e deixe cozer em lume brando.

Adicione o peixe, o camarão e o arroz carolino e deixe cozer.

Por fim adicione 1 colher de sopa de azeite e deixe estufar cerca de 30 minutos, até que todos os alimentos cozam e o molho que apurado.

Termine com os coentros picados.

Truques e dicas:

Nesta receita pode utilizar peixe congelado, como a pescada ou o tamboril. O peixe congelado é uma opção de qualidade e económica. A combinação do peixe com o marisco permite tornar a receita mais económica, sem perder o seu sabor.
A utilização da água de cozedura dos camarões como caldo aromático na confeção da receita, confere sabor de marisco ao prato sem a necessidade de adicionar sal. A malagueta, a raspa e sumo de limão, em conjunto com as restantes especiarias e ervas aromáticas são também excelentes substitutos do sal.
No momento da compra dos produtos congelados veri que a integridade das embalagens, assim como o prazo de validade. Não compre produtos em fase de descongelação ou com cristais de gelo no interior. Na descongelação, utilize um recipiente apropriado, evitando
o contacto dos sucos de descongelação com outros alimentos. Cada alimento deve ser descongelado separadamente, no frigorí co e nunca à temperatura ambiente. Caso necessite de descongelar rapidamente o alimento poderá recorrer ao microondas ou a
água corrente, potável e fria. Após descongelação os alimentos devem ser cozinhados
e consumidos num prazo de 24 horas, armazenando-os no frigorí co até à confeção. Os alimentos descongelados nunca devem voltar a ser congelados.

Curiosidades nutricionais:

Do ponto de vista nutricional, a utilização de peixe congelado é considerada uma boa opção, inclusive no que diz respeito à segurança alimentar, sendo também mais económico. O estufado, método de confeção aqui utilizado, permite manter muitos dos nutrientes no caldo, nomeadamente os seus minerais e impede que a cozedura atinja temperaturas elevadas que levam à alteração da composição das gorduras.

Partilhar

Se gostou desta receita talvez...

Topo

Comece o seu dia com algo de bom.

Subscreva a nossa newsletter para que possa receber as melhores sugestões, receitas...