Canelone de bacalhau

  • Tempo:
    30 minutos
  • Número de pessoas:
    4 pessoas
  • Dificuldade

Orientações

Comece por aquecer o leite com o grão-de-bico, a noz moscada, pimenta e triture até obter um molho aveludado.

Salteie o alho, a cebola, o bacalhau, o tomate e os grelos com o azeite, tempere com o louro e os coentros e reserve.

De seguida corte a curgete com a ajuda de um descascador de batatas de forma obter pequenas tiras laminadas.

Recheie as tiras de curgete com o preparado de bacalhau fazendo pequenos rolos e coloque num tabuleiro próprio para forno.

Coloque o aveludado de grão-de-bico por cima dos rolos e leve ao forno a gratinar com pão ralado. Termine com umas folhas de manjericão e sirva.

Truques e dicas:

Uma forma inovadora de reutilizar as tradicionais sobras de bacalhau da véspera de Natal. O aveludado de grão-de-bico consiste numa saborosa e equilibrada alternativa ao tradicional molho bechamel. A utilização da curgete laminada permite substituir a típica massa, obtendo-se uma opção rica em hortícolas.

Curiosidades nutricionais:

A utilização de grão-de-bico em quantidade superior à do bacalhau é um dos pontos a destacar desta receita. As leguminosas, como o grão-de-bico são boas fontes de proteínas e por isso a sua utilização permite reduzir a quantidade de carne ou peixe que adicionamos às refeições. Por outro lado, o grão-de-bico tem também um elevado teor de bra e de algumas vitaminas e minerais que têm um efeito protetor da saúde cardiovascular. Ao contrário do que se pensa, o grão apresenta um baixo valor energético (cerca de 164 kcal por 100g). Esta receita permite incorporar ainda hortícolas de uma forma criativa, promovendo o reaproveitamento de sobras e obtendo uma opção equilibrada.

 

Partilhar

Se gostou desta receita talvez...

Topo

Comece o seu dia com algo de bom.

Subscreva a nossa newsletter para que possa receber as melhores sugestões, receitas...