Creme de Abóbora e Pinhão

Partilhar:

Esta receita serve:1 Pessoa
Pode ser preparada em:30 minutos
Tem dificuldade:
Creme de Abóbora e Pinhão

Orientações

Comece por preparar o caldo aromático levando 600 ml de água ao lume com as cascas de cebola, a parte verde do alho francês e cascas. Deixe apurar, coe e reserve.

Junte o alho francês, a cebola, a curgete, a cenoura e a abóbora numa panela a cozer com o caldo aromático. Junte os cominhos.

Depois de cozido, triture tudo com a varinha mágica, regue com azeite a cru, coloque os pinhões no prato e sirva.

Truques e Dicas:

A utilização de um caldo aromático de hortícolas permite não só o reaproveitamento das cascas e talos dos hortícolas como permite aromatizar a sopa sem que seja necessário adicionar sal. A adição de pinhões no final confere a esta sopa um toque natalício.

Curiosidades Nutricionais:

As sopas de hortícolas no geral, melhoram a digestão, substituem algumas entradas muito salgadas e com elevado valor energético (calóricas) e aumentam o volume gástrico evitando que se coma em excesso. As sopas, por serem ricas em água são também uma boa fonte de hidratação e ainda uma fonte importante de nutrientes, em particular de fibras, substâncias parcialmente digeríveis que contribuem para a regulação da gordura ingerida nestes dias e por isso um precioso aliado em dias de Natal. Este creme de hortícolas é uma excelente opção, com baixo valor energético (calorias), para iniciar as refeições natalícias, ajudando na saciedade e promovendo a hidratação. A abóbora aqui utilizada possui vários tipos de carotenoides que lhe conferem a cor laranja e amarela, substâncias estas com características antioxidantes. A adição de pinhões (opcional) permite complementar esta receita
fornecendo gorduras mono e polinsaturadas e esteróis vegetais que são protetores das células.