Hambúrguer de roupa velha

  • Tempo:
    30 minutos
  • Número de pessoas:
    4 pessoas
  • Dificuldade

Orientações

Comece por esmagar o grão-de-bico. Envolva com as sobras de peixe, couve e pão ralado, com a pimenta, noz moscada, cebolinho, folha de louro. Misture tudo e molde até obter a forma de um hambúrguer.

Numa frigideira antiaderente coloque um o de azeite (1 colher de sopa) e limpe o excesso com papel absorvente. Passe os hambúrgueres na frigideira.

Por fim acompanhe com palitos de batata e cenoura assados no forno.

Truques e dicas:

Com as típicas sobras que dão origem à conhecida roupa velha, é possível inovar e criar um hambúrguer de roupa velha. A utilização do grão-de-bico esmagado permite envolver os restantes ingredientes facilitando a formação do hambúrguer. Utilize também as sobras de pão para o pão ralado.

Curiosidades nutricionais:

Uma opção saudável que permite o reaproveitamento de sobras na sua íntegra.
A presença de leguminosas, como é o caso do grão-de-bico, permite enriquecer esta receita pelo seu elevado teor de fibra, importante na saciedade e normal funcionamento intestinal. A presença de substâncias químicas bioativas no grão como compostos fenólicos, oligossacáridos e inibidores enzimáticos podem ter um papel importante na prevenção de doenças crónicas. Mais uma vez, os hortícolas não caram de fora, sendo este prato uma excelente e original opção para reaproveitar as sobras de couve da noite de Natal.

Partilhar

Se gostou desta receita talvez...

Topo

Comece o seu dia com algo de bom.

Subscreva a nossa newsletter para que possa receber as melhores sugestões, receitas...