Sopa de feijão e couve

  • Tempo:
    30 minutos
  • Número de pessoas:
    4 pessoas
  • Dificuldade

Orientações

Comece por preparar o caldo aromático levando 600 ml de água ao lume com as cascas de cebola, a parte verde do alho francês, nabo e talos da couve. Deixe apurar, coe e reserve.

Junte o alho francês, a cebola, a couve, a curgete, o nabo numa panela a cozer com o caldo aromático. Junte a noz-moscada e o cravinho.

Adicione o feijão.

Depois de cozido, triture tudo com a varinha mágica, guarneça com a couve, regue com azeite a cru no prato e sirva.

Truques e dicas:

A utilização de um caldo aromático de hortícolas permite não só o reaproveitamento das cascas e talos dos hortícolas como permite aromatizar a sopa sem que seja necessário adicionar sal. Se optar pelo feijão em lata ou frasco, escorra bem e passe o feijão por água corrente de forma a retirar o excesso de sal. Ao utilizar estes produtos não é necessário adicionar sal à receita.

Curiosidades nutricionais:

As sopas de hortícolas no geral, melhoram a digestão, substituem algumas entradas muito salgadas e com elevado valor energético (calóricas) e aumentam o volume gástrico evitando que se coma em excesso. As sopas, por serem ricas em água são também uma boa fonte de hidratação e ainda uma fonte importante de nutrientes, em particular de bras, substâncias parcialmente digeríveis que contribuem para a regulação da gordura ingerida nestes dias e por isso um precioso aliado em dias
de Natal. Uma excelente e tradicional opção para iniciar as refeições natalícias.
Em substituição da batata pode-se utilizar leguminosas como é o caso do feijão
que permitem enriquecer esta receita. Esta sopa promove a saciedade, hidrata e fornece vitaminas, bras e minerais com poucas calorias em comparação com outras entradas, habitualmente utilizadas nesta época.

Partilhar

Se gostou desta receita talvez...

Topo

Comece o seu dia com algo de bom.

Subscreva a nossa newsletter para que possa receber as melhores sugestões, receitas...