Vitela na Caçarola com Feijão-Manteiga

  • Tempo:
    85 minutos
  • Número de pessoas:
    4 pessoas
  • Dificuldade

Orientações

Demolhe o feijão de um dia para o outro. Na altura de preparar, escorra-o, coloque-o na panela de pressão e cubra-o com água. Junte a parte verde mais escura do alho-francês cortada em rodelas finas, a cebola cortada em gomos finos, uma folha de louro e três a quatro tiras de casca da laranja, retiradas com um pelador. Tempere com uma colher de sobremesa de sal, tape a panela e deixe ferver sobre lume moderado cerca de 50 minutos (se cozer o feijão numa panela normal, demorará o dobro do tempo). Retire com uma escumadeira e reserve.

Aloure a carne de ambos os lados num tacho com o azeite bem quente. Reduza o lume e adicione a parte restante do alho-francês cortado em rodelas, a outra cebola cortada em gomos finos, as cenouras peladas e cortadas em pedaços e a outra folha de louro. Tempere com uma colher de café de sal e os cominhos em pó, tape e deixe cozinhar sobre lume brando durante 10 minutos. Junte o vinho tinto e cozinhe durante mais 40 minutos, virando a carne de vez em quando.

Retire a carne e corte-a em pedaços. Adicione o feijão cozido e volte a introduzir a carne, juntamente com a alface cortada em tiras largas e salsa picada, misturando bem. Se for necessário, adicione um pouco da água da cozedura do feijão.

Sirva com a laranja descascada e cortada em rodelas.

Dica: Aproveite para demolhar e cozer uma quantidade maior de feijão, que depois pode dividir em porções e congelar com a água da sua cozedura. Pode também estufar uma maior quantidade de carne que depois pode usar para picar e usar noutras receitas. Se lhe sobrar uma pequena porção desta receita, pode preparar outra refeição acrescentando massa cozida, folhas de espinafres. Pode congelar antes de adicionar a alface.

Tabela Nutricional (dose)VDR*
MulherHomem
Energia415 kcal21%17%
Proteínas25 g
Hidratos de carbono41 g
dos quais açúcares7 g8%6%
Gorduras16 g23%17%
das quais saturadas3 g15%10%
Fibra4 g16%16%
Partilhar

Se gostou desta receita talvez...

Topo

Comece o seu dia com algo de bom.

Subscreva a nossa newsletter para que possa receber as melhores sugestões, receitas...