Leite

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Alimento de elevado valor nutricional, o leite, apresenta quantidades interessantes de vitaminas e minerais. Destacam-se a vitamina B12, vitamina D, cálcio e fósforo.

O cálcio é o mineral que predomina no leite, pelo que é importante referir que esse mesmo cálcio é o melhor absorvido em toda a nossa alimentação.

O teor de gordura é variável com o tipo de leite, sendo que o leite magro, por ser pobre em gordura é também pobre em vitaminas que a ela se associam (por exemplo a vitamina D).

As proteínas presentes nesta bebida são de alto valor biológico. Tal como as proteínas, a quantidade de lactose (açúcar do leite) é constante entre as três variedades (gordo; meio-gordo e magro).

O leite é uma das fontes mais importantes de iodo em muitos países, como demonstrado por vários autores. Em Portugal, a informação relativa à quantidade de iodo no leite não está disponível.

250 mL de leite de vaca UHT fornece mais de 35% (281 mg) da ingestão diária recomendada de cálcio – 800 mg/dia.

Composição nutricionalpor 100gDDR%
Energia (Kcal)603
Lípidos totais (g)34,29
Colesterol (mg)10-
Hidratos de carbono totais (g)51,92
Proteínas (g)36
Sal (g)0,11,67
Vitamina B12 (µg)0,416
Vitamina D (µg)120
Cálcio (mg)11314,13
Fósforo (mg)9113
É especialmente rico em:
Estação do alimento:

Os alimentos devem ser consumidos na devida estação do ano, pois esses são os alimentos que nos dão aquilo que precisamos

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