Nabo

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O nabo, de nome científico Brassica rapa, é uma raiz pertencente à família das crucíferas, da qual fazem também parte as couves, e a mostarda. Esta raiz pode ser encontrada ao longo de todo o ano, sendo a sua melhor época de outubro a maio.

Por ser constituído na sua grande maioria por água (94,5%), o nabo fornece poucas calorias (14kcal por 100g de nabo cozido). Com 2,2 g de fibra por 100g de nabo cozido, o nabo reduz o apetite, ajuda no controlo da glicémia e na regulação do trânsito intestinal.

É uma boa fonte de vitamina C, pois contém, quando cozido, 15% da dose diária de referência para adultos desta vitamina. A quantidade significativa de vitamina C presente no nabo facilita a absorção do ferro presente em produtos de origem vegetal (ferro não-heme), nomeadamente nas leguminosas. Assim, adicionar nabo às sopas com feijão, grão ou lentilhas, por exemplo, vai contribuir para uma melhor absorção do ferro presente nestes alimentos. A vitamina C, devido à suafunção antioxidante vai também ajudar na protecção das células e na prevenção de doença crónica. O nabo fornece ainda, em menores quantidades, potássio, folatos e magnésio.

Composição NutricionalPor 100g cozido%DDR (adultos)
Energia (kJ/kcal)58/140,7
Lípidos (g)0,40,6
Dos quais ácidos gordos saturados (g)00
Hidratos de carbono (g)2,30,9
Dos quais açúcares (g)2,22,4
Fibra (g)2,28,8
Proteínas (g)0,40,8
Vitamina C (mg)1215
Folatos (µg)84
Potássio (mg)1326,6
Magnésio (mg)82,1
É especialmente rico em:
Estação do alimento:

Os alimentos devem ser consumidos na devida estação do ano, pois esses são os alimentos que nos dão aquilo que precisamos

  • Jan
  • Fev
  • Mar
  • Abr
  • Mai
  • Jun
  • Jul
  • Ago
  • Set
  • Out
  • Nov
  • Dez
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