Orientações oferta alimentar instituições da economia social

Orientações para o fornecimento de refeições saudáveis pelas entidades de economia social

O papel relevante das instituições da economia social, enquanto instituições que dão a apoio a grupos vulneráveis

O PNPAS dá um primeiro contributo para a melhoria da qualidade da oferta alimentar das entidades da Economia Social, em particular as que possuem gestão alimentar própria na área do serviço alimentar.

Manual “Orientações para o fornecimento de refeições saudáveis pelas entidades da economia social” apresenta um conjunto de orientações base para a elaboração de ementas saudáveis aquando do planeamento e produção de refeições. Todas as orientações presentes neste manual, tiveram como base o conhecimento científico mais atual e a sua adaptação aos hábitos e tradições alimentares nacionais, procurando que a oferta alimentar tivesse em conta as questões da produção local, tradição e cultura culinária mediterrânica e as recomendações alimentares para a população portuguesa presentes na Roda dos Alimentos.

Selo Saudável

Um projeto em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa

Para incentivar as instituições da Economia Social a cumprirem com as orientações definidas no Manual “Orientações para o fornecimento de refeições saudáveis pelas entidades da economia social”, o PNPAS desenvolveu, em parecia com a Câmara Municipal de Lisboa, o Projeto “Selo Saudável”. Este projeto pretende distinguir publicamente, através da atribuição de um selo, as instituições que cumpram com um conjunto de requisitos relativos aos princípios da Dieta Mediterrânica.

Orientações para a oferta alimentar das instituições que dão apoio a idosos

Assegurar uma alimentação adequada à população idosa

A promoção da saúde nestas instituições de apoio à população idosa é determinante, nomeadamente através do fornecimento de uma alimentação adequada. O PNPAS apresenta uma ferramenta que permite ajudar as instituições que prestam apoio a idosos a fazer uma análise às suas ementas. Esta ferramenta encontram-se disponível no Manual “Proposta de ferramenta de avaliação qualitativa de ementas destinadas a idosos”.