Processo Assistencial Integrado

No cumprimento da Estratégia Nacional para a Qualidade na Saúde e do Plano Nacional de Saúde 2012-2016, com o objetivo de oferecer cuidados de saúde de elevada qualidade aos cidadãos, a Direção-Geral da Saúde, através do Departamento da Qualidade na Saúde, inicia a publicação de Processos Assistenciais Integrados.

Os Processos Assistenciais Integrados devem ser progressivamente implementados nos diferentes níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde. Estes aplicam-se, de forma integrada, nos diferentes níveis de cuidados, sendo particularmente úteis na prestação de cuidados de saúde à pessoa com doença crónica e/ou em certas situações de doença aguda. Estes requerem o empenho e coordenação efetiva das direções clínicas, médicas e de enfermagem, dos serviços hospitalares, de cuidados de saúde primários e cuidados continuados integrados e requerem, ainda, o envolvimento de outros profissionais de saúde indispensáveis à sua implementação.

Nos documentos pode encontrar a versão portuguesa do Processo Assistencial Integrado da Diabetes Mellitus tipo 2, adaptada e atualizada em cooperação ativa com a Direção do Programa Nacional para a Diabetes.