Roda dos Alimentos

Cereais e derivados,
Tubérculos

4 a 11 porções

Hortícolas

3 a 5 porções

Fruta

3 a 5 porções

Gorduras e Óleos

1 a 3 porções

Lacticínios

2 a 3 porções

Carnes, Pescado e Ovos

1,5 a 4,5 porções

Leguminosas

1 a 2 porções

Água

1,5L

ADAPTADO DE: A nova Roda dos Alimentos, um guia para uma escolha alimentar diária. Instituto do Consumidor*. Faculdade de Ciência da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. 2003.

A Roda ajuda a escolher e a combinar os alimentos.

Roda dos alimentos: o que é?

A Roda dos Alimentos é o guia que nos ajuda a escolher e a combinar os alimentos que devem fazer parte da nossa alimentação diária.

Este guia em forma de círculo encontra-se divido em diferentes segmentos – Grupos de alimentos – que agrupam alimentos com características semelhantes quanto à sua composição nutricional. São ao todo 7 grupos de alimentos.

Os Grupos de alimentos apresentam diferentes dimensões, indentificando os grupos que devem estar presentes em maior quantidade na nossa alimentação (grupos de maior dimensão) e os grupos que devem estar presentes em menor quantidade (grupos de menor dimensão).

As proporções

 

Grupo de alimentos

Proporção de peso de com que cada um dos grupos de alimentos deve estar presente na nossa alimentação diária:

Figura 1. Cereais e derivados, tubérculos – 28%, Hortícolas – 23%, Fruta – 20%, Lacticínios – 18% Carne, pescado e ovos – 5%, Leguminosas – 4%, Gorduras e óleos – 2%

 

A água

A água não possui um grupo próprio, mas encontra-se no centro da Roda porque está representada em todos os grupos, uma vez que faz parte da constituíção de quase todos os alimentos e por a água é imprescindível à vida, sendo fundamental que se beba água em abundância diariamente. As necessidade de água podem variar entre 1,5 a 3 litros por dia.

Uma alimentação completa, equilibrada e variada.

O que nos ensina?

 

 

A nova Roda dos Alimentos Mediterrânica é agora apresentada numa versão interactiva.

A nova Roda dos Alimentos Mediterrânica é agora apresentada numa versão interativa. Ao longo desta ferramenta é possível explorar os vários grupos de alimentos característicos do padrão alimentar mediterrânico, juntamente com os princípios associados ao estilo de vida mediterrânico.

Este material pedagógico teve por base a “Roda da Alimentação Mediterrânica” uma produção da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto com o apoio da Direção-Geral Consumidor.

Figura 2. Cartaz para a promoção da Roda da Alimentação Mediterrânica

Video 2. Edição/autoria: PNPAS/DGS (Pedro Graça, Sofia Mendes de Sousa, Maria João Gregório)